Portal Realidade

Pergunta do dia: Por qual motivo o Peru declarou emergência de saúde nacional no domingo?

O governo peruano declarou emergência nacional de saúde devido a um surto incomum de casos de síndrome de Guillain Barré. A ação foi tomada após a morte de quatro pessoas pela doença que afeta o sistema nervoso.

“[Foi] declarada Emergência Nacional de Saúde por um período de 90 dias devido ao aumento inusitado de casos da Síndrome de Guillain Barré”, diz um comunicado do Ministério da Saúde.

A emergência abrange as 25 regiões do país. “Houve um aumento significativo nas últimas semanas, o que nos obriga a tomar medidas como Estado para proteger a saúde e a vida da população”, disse o ministro da Saúde, César Vásquez, à imprensa.

O ministro explicou que essa declaração vai permitir a compra de imunoglobulina para o tratamento de pacientes com a doença nos próximos dois anos.

O número de mortos pela síndrome subiu para quatro e os casos ultrapassaram 180 entre janeiro e julho, segundo novo balanço do ministério.

A síndrome se manifesta com fraqueza muscular progressiva que surge em um período de duas a quatro semanas e pode afetar o sistema respiratório. Um de seus sintomas mais frequentes é o formigamento e a falta de força nas extremidades.

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.