Portal Realidade

Polícia prende 30 suspeitos de integrar grupo que aplicava golpe dos nudes

A Polícia Civil fez uma operação na manhã de hoje contra um grupo criminoso que aplicava o chamado golpe dos nudes. Os bandidos enganavam as vítimas e depois exigiam dinheiro para não vazar fotos íntimas.

O que aconteceu:

Pelo menos 30 pessoas foram presas em Santa Catarina e Rio Grande do Sul. O dinheiro obtido pelo golpe era pulverizado entre laranjas até que voltasse para o grupo criminoso, aponta investigação da Polícia Civil.

Os golpistas fingiam ser adolescentes ou mulheres jovens para atrair homens com dinheiro nas redes sociais. Segundo a polícia, o objetivo era conseguir fotos íntimas das vítimas para extorsão.

Depois que as fotos íntimas eram enviadas, um suposto delegado da polícia do Rio Grande do Sul entrava em contato com a vítima dizendo que a jovem era menor de idade. Neste momento, o golpista tentava extorquir a vítima para que ela não fosse exposta.

Na operação de hoje, a Polícia Civil prendeu duas mulheres e dois homens suspeitos de aliciar adolescentes. Elas recebiam dinheiro e, em alguns casos, eram ameaçadas para tirar fotos íntimas, mandar áudios e vídeos. As imagens eram enviadas para as vítimas que seriam extorquidas.

Em 11 meses, o grupo fez pelo menos 80 vítimas em 12 estados e movimentou cerca de R$ 450 mil. Segundo o delegado Rafael Liedtke, foram apreendidos na operação de hoje pistolas, drogas, dinheiro, tornozeleira eletrônica, automóveis e celulares.

Muito dos criminosos que fazem parte do grupo já estão presos e usavam o dinheiro para obter regalias nas cantinas, diz a polícia. O lucro também era usado para retroalimentar o tráfico de drogas e de armas.

Os suspeitos podem responder por lavagem de dinheiro, tráfico de drogas, organização criminosa, porte ilegal de munições e armas de fogo, extorsões e corrupção de menores.

Foram cumpridos 102 mandados de prisão preventiva, temporária, busca e apreensão domiciliar e de veículos, além do bloqueio de contas bancárias. Veja em quais cidades a operação foi realizada:

  • Porto Alegre (RS)
  • Canoas (RS)
  • Cachoeirinha (RS)
  • Gravataí (RS)
  • Alvorada (RS)
  • Viamão (RS)
  • Tramandaí (RS)
  • Imbé (RS)
  • Florianópolis (SC)
  • Ingleses (SC)
  • Carianos (SC)

O que é o golpe dos nudes?

Criminosos entravam em contato com as vítimas por falsos perfis nas redes sociais.

Após estabelecer uma relação mais íntima com a vítima, a suposta mulher enviava nudes por aplicativos de mensagens.

Após o envio das primeiras imagens, os criminosos entravam em ação, com ameaças de extorsão a vítima, geralmente casada ou comprometida, e alegavam que as imagens recebidas eram de uma menor de idade.

Com a promessa de não denunciar nem envolver a polícia, a quadrilha exigia o pagamento em dinheiro em troca de não expor a situação.

Os golpistas se passavam por adolescentes, por familiares da suposta menor de idade com quem a vítima teria trocado mensagens pelas redes sociais, e até mesmo por policiais. Cenários simulando delegacia eram criados para maior veracidade ao golpe.

Nos vídeos, criminosos atuavam como supostos delegados para pressionar a transferência de valores em um esquema que chegou a movimentar milhões de reais em ações comandadas de dentro de presídios de segurança máxima do Rio Grande do Sul.

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.