Portal Realidade

Prefeitura de Manaus é destaque Nacional em Programa Projovem

Uma caravana com 13 representantes do Programa Nacional de Inclusão de Jovens e Adultos (Projovem), da Prefeitura de Manaus, embarcou, nesta quarta-feira, 5/6, para participar do evento da Comissão Nacional de Políticas Educacionais com a juventude em Brasília (DF), representando a Secretaria Municipal de Educação (Semed). A viagem terá duração de dois dias – 6 e 7 de junho -, com participação dos jovens no lançamento do Pacto Nacional.

Durante o encontro, foi destacada a participação da rede municipal de ensino, que juntamente com a rede de Recife conseguiu o maior índice de manutenção de estudantes no projeto, chegando à marca de 80%. Além disso, Manaus conseguiu atingir a meta de inscrever pelo menos 1,5 mil estudantes para o período.

A diretora-geral do Projovem, Magna Collyer, enfatizou a importância desse projeto na vida dos jovens manauaras.

“O Projovem é uma iniciativa importante para promover o avanço na educação profissional e qualificação social dos jovens manauaras, com idade de 18 a 29 anos que, apesar de alfabetizados, não concluíram o ensino fundamental e buscam ser inseridos na escola e no mundo do trabalho. Além disso, o projeto oportuniza aos jovens o início da sua carreira profissional, a maioria que estão indo representar a Semed nessa viagem são exemplos de que o Projovem realmente faz a diferença na vida das pessoas”, destacou Magna.

O ex-aluno do Projovem André Nascimento, que agora é Gestor da Escola Municipal Professora Graciele Fernandes Zany, relatou a sua experiência durante toda sua trajetória através do projeto em sua vida.

“Durante o Projovem, pude ver quantas vidas foram transformadas através deste projeto, inclusive a minha e de outros amigos. Hoje, eu possuo muitas habilidades práticas e autoconfiança para enfrentar os desafios da vida. A Educação para mim, foi importante, porque me abriu portas e me ofereceu as ferramentas necessárias para alcançar meus objetivos e hoje sou Gestor de uma escola municipal”, concluiu André.

Na oportunidade, a ex-aluna do Projovem, professora Fabiane Carbajal ressaltou que a iniciativa do programa é fundamental para estimular jovens que estão desacreditados do futuro.

“O acolhimento do Projovem é algo muito bom, foi uma mudança de vida para mim lá em 2007 e hoje eu estou aqui como professora concursada. Atualmente, faço parte da equipe de professores do Projovem, e posso afirmar que o cenário da minha vida mudou positivamente por conta da minha participação lá atrás no programa que me proporcionou oportunidades de crescimento e desenvolvimento pessoal”, afirmou Fabiane.

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.