Portal Realidade

Prefeitura de Manaus realiza ações do ‘Março Lilás’ para servidores da Semed 

Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realizou na tarde desta terça-feira, 12/3, um evento de conscientização que integra a programação da Campanha Março Lilás. A iniciativa aconteceu no Centro Municipal de Arte Aníbal Beça, localizado no bairro São José, zona leste, e foi voltada a assessores pedagógicos, professores e gestores escolares da Divisão Distrital Zonal (DDZ) Leste 2.

O evento abordou o tema “Março Lilás: Conscientização e cuidados sobre o câncer do colo do útero”, e contou com palestra realizada pelas enfermeiras Meliza Souza, especialista em saúde pública e Jakeline de Oliveira, especialista em urgência e emergência, ambas ligadas à Secretaria Municipal de Saúde (Semsa). 

Durante a atividade, a secretária municipal de educação, Dulce Almeida, enfatizou a importância da prevenção para tratar do câncer do colo uterino.

“É importante que tenhamos esse momento de diálogo para falar da prevenção, repassando informações sobre o câncer do colo do útero, para diminuirmos a incidência dos casos na rede, pois infelizmente identificamos muitas colegas que foram acometidas com a doença. Por isso, o momento de hoje é tão importante, e precisamos fazer mais ações como essa para discutir esse assunto”, disse Dulce Almeida.

No decorrer da ação as palestrantes explicaram características e prevalência da doença, reforçaram a importância da Campanha Março Lilás, além de sinais e sintomas do câncer do colo do útero, dentre outros pontos. A ação foi coordenada pelo Núcleo de Qualidade de Vida, ligado à Divisão de Pessoal da rede municipal de ensino.  

“Preparamos o momento de hoje com muito carinho, trazendo especialistas no assunto para trazer o máximo de informações possíveis sobre essa doença tão invasiva e cruel. A ideia de hoje foi fazer um alerta, um bate papo e mostrar que a prevenção é primordial para salvar uma vida”, explicou o coordenador do núcleo, Ronaldo Barreto.

Para Alessandra Jaques, gestora da Escola Municipal Nova Vida, localizada no bairro Mauazinho, debates sobre o assunto abordado no evento são importantes para que mais pessoas sejam conscientizadas. 

“É de grande importância essa atividade que a Semed está realizando hoje, para que essa conscientização seja cada vez maior e, consequentemente, mais vidas sejam salvas”, frisou Alessandra.

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.