Portal Realidade

Prefeitura inicia tratativas para colocar em prática o projeto ‘Defesa Civil na Escola’

Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semseg), deu início às tratativas para implantação do projeto “Defesa Civil na Escola”, que visa levar, por meio de palestras e noções técnicas, informações básicas a estudantes da rede pública municipal de ensino sobre primeiros socorros, meio ambiente e procedimentos da Defesa Civil. 

O projeto será gerido pela Semseg na capital e segue o modelo disponibilizado pela Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec), por meio do Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sinpdec), que é constituído por órgãos e entidades da administração pública federal, dos Estados, do Distrito Federal e dos municípios, por entidades públicas e privadas de atuação significativa na área de proteção e defesa civil e por organizações da sociedade civil.

“Nossa ideia é transformar esses alunos em agentes multiplicadores de informações, dentro da localidade onde moram. Esse trabalho será desenvolvido em parceria com servidores das secretarias municipais de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas) e de Limpeza Urbana (Semulsp), e de agentes do Grupo Suçuarana, entidade civil especializada em treinar e aprimorar técnicas para buscas e salvamento em qualquer tipo de ambiente”, explicou o assessor institucional da Semseg, Ariomar Nobre.

De acordo com a ouvidora-geral da Semseg, Thaís Rodrigues, o critério de escolha das escolas é feito a partir de dados sobre vulnerabilidade das famílias e áreas que demandam concentração de esforços pela Defesa Civil do município. “Neste primeiro momento foram escolhidas seis escolas, localizadas nos bairros Armando Mendes, Colônia Antônio Aleixo, Nova Vitória, São Jorge, Puraquequara e Zumbi dos Palmares. Futuramente, pretendemos expandir o projeto, para que tenhamos um alcance muito maior de multiplicadores de conhecimento nas comunidades”, concluiu.

A primeira unidade de ensino a receber o projeto será a escola municipal Francisco Nunes da Silva, situada na comunidade Bela Vista, bairro Puraquequara, zona Leste da cidade. A unidade de ensino, que atende atualmente 849 estudantes dos anos iniciais (Ensino Fundamental 1), deverá receber as palestras no mês de outubro, quando é comemorado, no dia 13, o Dia Internacional para a Redução dos Desastres Naturais.

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.