Portal Realidade

Rio volta a levar 3 times à Libertadores. Tite viu isso antes e foi campeão

“O Campeonato Carioca atual, na minha opinião, é o mais forte do Brasil. Hoje. Antes era São Paulo, agora é o Rio”. Palavras de Tite, que geraram uma (tola) polêmica amplamente explorada em São Paulo, quando disse que o do Rio de Janeiro era o mais dificil entre os campeonatos estaduais. Ciúmes mil e muita discussão por nada.

O técnico do Flamengo recuou: “Estavam certas as críticas (…). Eu estava me referindo às quatro grandes equipes”, disse o treinador dias depois. Irrelevante debate, mas no recorte entre os principais clubes de cada Estado, é fato que após muito tempo o futebol carioca consegue um protagonismo que há muito tempo não se via.

O campeonato brasileiro de 2011 foi ganho pelo próprio Tite, com o Corinthians, seguido de Vasco, vice-campeão, Fluminense, terceiro, e Flamengo, quarto colocado. Assim, em 2012 três times do Rio de Janeiro foram à Libertadores na mesma temporada pela última vez. Algo muito raro. Apenas nono, o Botafogo ficou fora do certame.

Com a classificação no empate com o Red Bull Bragantino (1 a 1), desta vez a dupla Fla-Flu terá a companhia alvinegra na formação do trio carioca na competição mais importante do continente. O sorteio que definirá os grupos da Libertadores 2024 vai acontecer na noite de segunda-feira, na sede da Conmebol, no Paraguai.

Em 2012, o Flamengo ficou pelo caminho já na fase de grupos, em terceiro, atrás de Lanús e Emelec, à frente apenas do Olimpia. Já o Fluminense avançou como líder da chave que também tinha Boca Juniors, Arsenal e Zamora. O Vasco também se classificou, mas em segundo, atrás do Libertad e à frente de Nacional e Alianza.

Os tricolores foram eliminados pelo Boca nas oitavas, e o Vasco caiu diante do Corinthians no famoso jogo da defesa de Cássio diante de Diego Souza. Adiante, a equipe de Tite terminaria campeã, superando o time argentino que fora algoz do Fluminense. Naqueles tempos o futebol do Rio não era coadjuvante, como agora. De fato o técnico se expressou mal, como ele mesmo admitiu depois

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.