Portal Realidade

Ronaldo Fenômeno diz que demora para criação de liga de clubes no Brasil ‘é ruim’ e faz até projeção do ‘PIB futebol’

Sócio majoritário da SAF do Cruzeiro, com 90%, Ronaldo Fenômeno voltou a falar sobre a criação de uma liga de clubes no Brasil.

Entre outras coisas, o ex-jogador deixou claro que não vê com bons olhos a demora para um entendimento entre os dois grupos de clubes existentes, a Liga do Futebol Brasileiro (Libra) e a Liga Forte Futebol (LFF), reforçou que ainda há um “impasse” nas tratativas e até projetou uma escalada gigante da participação da indústria do futebol no Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro caso a criação aconteça.

“Tem um impasse ainda, pequeno, mas importante, entre os dois blocos de clubes. Quanto antes nós, os dois blocos, sentarem numa mesa e resolverem, falarem das diferenças…”, começou Ronaldo, respondendo a um participante de uma live que fez em seu canal, o RonaldoTV.

“Esta coisa [conversas, negociações] vai se prolongando, é ruim”, opinou.

“Todos os clubes estão vendo, estão entendendo o que vai representar para todos a criação da liga. Hoje, o futebol, a indústria do futebol representa 0,7% do PIB brasileiro, e na minha opinião nós podemos subir isto a 2,5%, 3%”, projetou o ex-atacante de 46 anos, bicampeão mundial com a seleção brasileira (1994 e 2002) e que está prestes a vender 20% da SAF do Cruzeiro para o empresário Pedro Lourenço – os outros 10% seguirão com o clube.

O PIB é a soma de todos os bens e serviços produzidos por um país e é uma das ferramentas que serve para medir a riqueza de uma nação. Em 2022, o do Brasil foi de R$ 9,9 trilhões.

“[A criação de uma liga] Representa muito mais dinheiro nos clubes, muito mais dinheiro na indústria inteira, padronizando estádios, padronizando transmissões, enfim, uma série de coisas que a gente tem que melhorar no futebol brasileiro”, finalizou Ronaldo.

Vai ter Liga? Como está a situação?

ESPN.com.br tem acompanhado todo o desenrolar da possível criação de uma liga de clubes no Brasil, e entre o fim de fevereiro e este começo de março, movimentações dos dois grupos que envolvem as agremiações foram feitas.

No dia 28 de fevereiro, presidentes de alguns clubes da Libra falaram em tom otimista sobre um possível acordo com a LFF após uma reunião do grupo; a colega emitiu nota no dia 1º de março e deixou claro que não é bem assim. Na última terça-feira, 7 de março, a ESPN informou que uma visita de membros da LFF à Confederação Brasileira de Futebol (CBF), no Rio de Janeiro, não foi bem digerida pela Libra. Até onde a reportagem sabe, um encontro entre os dois lados está previsto para breve, mas ainda não há uma data.

A Libra conta com 18 participantes, sendo eles Bahia, Botafogo, Corinthians, Cruzeiro, Flamengo, Grêmio, Guarani, Ituano, Mirassol, Novorizontino, Palmeiras, Ponte Preta, Red Bull Bragantino, Sampaio Corrêa, Santos, São Paulo, Vasco e Vitória.

Já a LFF tem 26 integrantes: ABC, Athletico-PR, Atlético-MG, América-MG, Atlético-GO, Avaí, Brusque, Chapecoense, Coritiba, Ceará, Criciúma, CRB, CSA, Cuiabá, Figueirense, Fluminense, Fortaleza, Goiás, Internacional, Juventude, Londrina, Náutico, Operário, Sport, Tombense e Vila Nova.

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.