A busca por melhor qualidade de vida e por alimentos mais saudáveis faz parte da rotina de maioria das pessoas. E nesse contexto tem participação o profissional nutricionista, cuja importância é especialmente destacada no dia 31 de agosto. Responsáveis por planejar, executar e avaliar questões relacionadas à alimentação e aos alimentos em si, também atuam na promoção da saúde, na segurança alimentar e bem-estar da população, além do controle e tratamento de doenças, garantindo mais saúde às pessoas.
Em todos os espaços que ocupa, apesar de assumir atribuições diversas, com públicos diferentes conforme sua área de trabalho ou mesmo seu próprio empreendimento, o nutricionista estuda e trabalha a partir do conhecimento e entendimento do modo como os alimentos, sua composição e modificações dietéticas ou culinárias afetam e potencializam a saúde, o crescimento e funcionamento do corpo e da mente. E isso é possível somente com formação técnica e científica, como a disponibilizada pelo curso de graduação em Nutrição da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), que completa 25 anos em 2024.
Pioneiro em Santa Cruz, já formou 597 profissionais para o mercado de trabalho desde então. Conforme explicam a coordenadora e a subcoordenadora do curso, as nutricionistas Bianca Inês Etges e Fabiana Assmann Poll, respectivamente, a graduação capacita os alunos a atuarem em todas as áreas em que alimentação e nutrição se apresentem fundamentais para a promoção, manutenção e recuperação da saúde e para a prevenção e redução de riscos de doenças de indivíduos ou coletividades.
Elas destacam que os nutricionistas egressos da Unisc têm perfil empreendedor e inovador e possuem significativa inserção no mercado de trabalho, especialmente no setor de alimentação coletiva, do qual o município é considerado polo no Rio Grande do Sul.
O importante papel do nutricionista para a saúde e bem-estar
Citam, ainda, a atuação em políticas de alimentação e nutrição e alimentação escolar, bem como na área hospitalar, nos planos de saúde, clínicas de saúde e estética e consultórios de nutrição clínica reconhecidos e consolidados na região. De modo geral, Bianca e Fabiana observam que um dos grandes diferenciais da Nutrição Unisc é a possibilidade que os acadêmicos têm de interagir com a realidade social nos ambientes de ensino, pesquisa e extensão da universidade, e em parceria com o setor produtivo e público nos municípios da região.
Isso, segundo elas, potencializa vivências interprofissionais, integradoras e comunitárias, voltadas para a resolução de problemas e situações reais. Atualmente, a tendência é uma alimentação voltada ao consumo mais consciente e focado no combate ao desperdício, com atenção para a saúde e a sustentabilidade.
Consideram que para a área da nutrição será tempo de resgatar o valor nutricional dos alimentos; estimular a produção, o consumo e a agroindustrialização de produtos que visem não só a sustentabilidade, mas também a diversificação agrícola da região, como base da nossa alimentação e da visão de empreendedorismo.
Novas possibilidades, novas formas de atuar
Das oportunidades visíveis no mercado, a coordenadora e a subcoordenadora do curso de Nutrição citam a consultoria e assessoria no ramo da alimentação e nutrição; a rede de equipamentos públicos de alimentação e nutrição; a nutrição em saúde pública, com enfoque nas ações preventivas; a nutrição esportiva, em consonância com a tendência de combate ao sedentarismo; e na hotelaria e na gastronomia em restaurantes comerciais, tendo em vista a expressiva expansão do lazer e do turismo em todo o mundo. Na área de nutrição clínica, há tendência de crescimento na atuação do profissional em equipes multidisciplinares de atendimento domiciliar (home care).
Outra tendência está associada ao envelhecimento cada vez mais iminente da população e ao grande potencial de consumo desse segmento. Pode-se prever, com isso, o surgimento de instituições, clubes, spas e outros espaços para uso exclusivo dessa faixa etária, onde a atuação de nutricionistas é de suma importância. Mais um nicho em expansão é a exploração de linhas de alimentação diet e light, que atendem a uma crescente demanda de pessoas interessadas em controlar problemas de obesidade, diabetes, hipertensão e outras doenças.
Homenagem aos nutricionistas
No dia 31 de agosto comemora-se o Dia do Nutricionista. A data marca a criação da Associação Brasileira de Nutricionistas (ABN), em 1949. Atualmente, essa entidade é conhecida como Associação Brasileira de Nutrição (Asbran).
O trabalho desse profissional inclui o apoio à gestão local no planejamento de ações para incentivar iniciativas de promoção da alimentação adequada e saudável, e o monitoramento do cenário alimentar e nutricional da população. Além disso, o planejamento alimentar capaz de suprir a necessidade nutricional de uma pessoa, para a melhoria da qualidade de vida e, se for o caso, também o tratamento de doenças.
O trabalho desses profissionais tem influência ao longo de toda a vida e em diversos espaços. A atenção nutricional compreende os cuidados relativos à alimentação e nutrição voltados à promoção e proteção da saúde, prevenção, vigilância, diagnóstico, tratamento de doenças e reabilitação.