Portal Realidade

Sebrae/AM e Afeam capacitam 65 agentes para atuarem com crédito em 45 municípios

Com o objetivo de ampliar o acesso às linhas de financiamento para empreendedores do Estado, o Sebrae Amazonas, em parceria com a Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam), capacitou 65 agentes de 45 municípios durante o Encontro Estadual dos Agentes de Desenvolvimento (ADs) das Salas do Empreendedor, realizado nesta quinta-feira (7), na sede da AFEAM, localizada na Avenida Constantino Nery, 5733, Flores.

O evento visou habilitar os ADs para atuarem na elaboração das propostas aos empreendedores e profissionais autônomos no acesso ao crédito da Afeam, permitindo solicitar financiamento diretamente das Salas do Empreendedor durante todo o ano, não apenas mais nas Ações de Crédito.

Para o diretor-presidente da Afeam, Marcos Vinicius Castro, a parceria com o Sebrae/AM  na capacitação dos ADs amplia o alcance de atendimento beneficiando diretamente os empreendedores, que podem expandir seus negócios com o apoio das instituições.

“Esse treinamento, essa capacitação para os agentes de desenvolvimento, eles vão ser os nossos multiplicadores do crédito. Quem ganha são os empreendedores dos municípios”, afirma o presidente.

Com um histórico de parceria entre as instituições, o colaborador do Sebrae/AM e coordenador estadual das Salas do Empreendedor, Marcelo Souza, acredita que a iniciativa é mais uma fase de integração entre o Sebrae/AM e a Afeam, fazendo com que a atuação nos municípios apoie continuamente o desenvolvimento socioeconômico das regiões.

“A capacitação dos agentes é mais um passo importante para darmos continuidade ao trabalho que executamos em parceria com Afeam e Salas do Empreendedor. Assim vamos potencializar os atendimentos das Salas em cada localidade e consequentemente beneficiar os empreendedores do nosso estado”, explica o coordenador.

Além da capacitação, o encontro busca melhorar a qualidade dos atendimentos nas Salas do Empreendedor, locais que facilitam processos como abertura de empresas, regularização e baixa, além de serviços para Microempreendedores Individuais (MEI), em parceria entre o Sebrae e Prefeituras Municipais, em conformidade com a Lei Complementar nº 123/2006.

O secretário de Indústria, Comércio e Turismo do município de Benjamin Constant, Fred Cabral, acredita que o Encontro abre possibilidades para o sucesso da atuação dos ADs diretamente com o Crédito AFEAM. O município é um dos territórios que executam o Cidade Empreendedora, que em 2023 impactou diretamente mais de 1.500 pessoas, através de mais de 100 ações estratégicas na localidade. A Sala do Empreendedor é um dos eixos de atuação inseridos no programa.

“Após o Cidade Empreendedora que nós aderimos, em Benjamin Constant. A sala teve um avanço muito grande, saímos de um AD para três ADs, saímos de um local inadequado para um local com todo o suporte e trabalhamos lá com atendimento ao público pela manhã e pela tarde”, explica o secretário.

Além dos ADs, sete secretários municipais também participaram da atividade. Para o secretário municipal de Trabalho, Emprego e Renda do município de Manicoré, Alberto Dinelli, essa iniciativa ajuda no desenvolvimento social e econômico do município, além de expandir os atendimentos para os empreendedores da cidade. Manicoré é um dos municípios que aderiu ao Programa Cidade Empreendedora 2024.

“É de grande importância essa capacitação, com certeza vai engrandecer a economia do nosso município através do financiamento da Afeam, em parceria com o Sebrae, para nossos empreendedores, os pequenos negócios, aquelas empresas que necessitam de financiamento para gerar emprego e renda para o nossa população”, elucida o secretário.

As atividades do Encontro Estadual dos Agentes de Desenvolvimento continuarão até a sexta-feira (8), com palestras e oficinas que acontecerão na sede do Sebrae/AM e também no auditório da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (FIEAM).

Participam do Encontro os municípios de Codajás, Coari, Eirunepé, Ipixuna, Envira, Guajará, Carauari, Santa Isabel do Rio Negro, Barcelos, São Gabriel da Cachoeira, , Humaitá, Lábrea, Boca do Acre, Fonte Boa, Juruá, Maraã, Alvarães, Tefé, São Paulo de Olivença, Santo Antônio do Iça, Amaturá, Tabatinga, Atalaia do Norte, Benjamin Constant, Beruri, Novo Airão, Caapiranga, Manacapuru, Anamã, Iranduba, Presidente Figueiredo, Rio Preto da Eva, Manaus, Borba, Manicoré, Novo Aripuanã, Nova Olinda do Norte, São Sebastião do Uatumã, Urucará, Urucurituba, Silves, Parintins, Boa Vista do Ramos, Barreirinha, Maués, Nhamundá, Careiro Castanho, Careiro da Várzea, Manaquiri, Autazes, Boba e Lábrea.

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.