Devido aos ataques contra o transporte público na Zona Oeste do Rio nesta segunda-feira 45 escolas nos bairros de Santa Cruz, Paciência, Cosmos e Guaratiba, tiveram as aulas suspensas por determinação do secretário municipal de Educação, Renan Ferreirinha. O aviso foi publicado na rede social X (antigo twitter). A decisão foi tomada para garantir a segurança dos alunos e professores da rede municipal. Em 17 destas unidades escolares, alunos e profissionais não puderam ser liberados imediatamente. As escolas estão sendo esvaziadas na medida do possível. Ao todo, 17.251 alunos foram afetados. As aulas da Educação de Jovens e Adultos desta noite também foram suspensas.
No comunicado, Ferreirinha afirmou que ‘diante do cenário de completa insegurança na Zona Oeste, determinamos a suspensão das aulas em todas as escolas municipais nas áreas afetadas’. Segundo o secretário, onde a situação está menos tensa, os alunos estão sendo liberados.https://d-42203152561296112910.ampproject.net/2310061803000/frame.html
Desde às 18h40, a cidade do Rio está em estágio de atenção, o terceiro nível em uma escala de cinco e significa que uma ou mais ocorrências já impactam o município, afetando a rotina de parte da população. Pelo menos, 35 veículos foram incendiados em diversas vias da Zona Oeste do Rio. Diante disso, há impactos em vários bairros.
A prefeitura do Rio recomenda que a população evite circular pela região da Zona Oeste.
Aulas suspensas também na rede estadual
Os alunos do Ciep 183 João Vitta, única unidade do estado na região de Santa Cruz, foram liberados em segurança. A Seeduc informou que não haverá aula durante à noite e que todos os conteúdos serão repostos de acordo com o planejamento pedagógico.
Por fim, a pasta esclarece ainda que a direção das unidades escolares possui autonomia para tomar as providências necessárias para preservar a integridade física de seus alunos, professores e funcionários.