Portal Realidade

Terremoto no Paquistão e Afeganistão deixa pelo menos 13 mortos

Pelo menos 13 pessoas morreram e mais de 90 ficaram feridas no Paquistão e no Afeganistão, depois que um terremoto de magnitude 6,5 atingiu áreas dos dois países na noite dessa terça-feira (21), disseram autoridades governamentais.

No noroeste do Paquistão, pelo menos nove pessoas morreram e 44 ficaram feridas, informou uma autoridade do governo paquistanês. Hospitais na província de Khyber Pakhtunkhwa, no Norte, foram colocados em estado de emergência durante a noite.

No Afeganistão, quatro pessoas morreram e 50 ficaram feridas, segundo uma autoridade do Ministério da Saúde.

Casas e edifícios nos dois países também foram danificados.

O terremoto foi sentido em uma área de mais de mil quilômetros por cerca de 285 milhões de pessoas no Paquistão, na Índia, no Uzbequistão, Tadjiquistão, Cazaquistão, Quirguistão, Afeganistão e Turcomenistão, informou o Centro Sismológico Europeu-Mediterrâneo.

O epicentro foi nas montanhas Hindu Kush, na baixamente povoada província afegã de Badakhshan, 40 quilômetros (km) a sudeste da vila de Jurm, a uma profundidade de 187 km, informou o Serviço Geológico dos Estados Unidos.

Grandes partes do Sul da Ásia são sismicamente ativas porque uma placa tectônica, conhecida como placa indiana, está empurrando para o norte a placa eurasiana.

Um terremoto de magnitude 6,1 no Leste do Afeganistão matou mais de mil pessoas no ano passado.

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.