Portal Realidade

Unidades móveis de saúde levam atendimento médico a comunidades isoladas

Com as dimensões continentais do Amazonas e do Brasil, o uso de unidades e clínicas móveis para suprir a demanda de atendimentos na área da saúde é a alternativa mais prática, barata e rápida para democratizar o acesso e a assistência médica para moradores de comunidades que enfrentam desafios e longas horas de viagem em busca de um médico, dentista ou para realizar exames.

De acordo com Diego Teixeira, diretor da Athos Brasil, empresa especializada na produção destes veículos adaptados, além da capacidade de chegar em locais remotos e de difícil acesso, as unidades são verdadeiros agentes de saúde por conta da autonomia e versatilidade.

“É possível construir uma unidade de saúde ocupacional em um trailer, van, micro-ônibus, ônibus, carreta ou contêiner e assegurar de forma definitiva a todos os cidadãos, acesso a um direito básico”, explica Teixeira, ao citar que no Piauí, está em operação uma unidade móvel de oftalmologia da empresa com capacidade para realizar até oito cirurgias de catarata simultaneamente.

“Imagine quantas pessoas que não tinham acesso ao tratamento voltarão a enxergar? No Amazonas, a previsão para 2024 é de 500 novos casos de câncer de mama, que tem 99% de chance de cura com diagnóstico inicial que pode ser feito em qualquer município ou comunidade ribeirinha com estas unidades. Este é o impacto positivo que queremos trazer para a sociedade”, destacou.

CUSTOS

No Amazonas, a Athos, empresa que integra o Grupo Bringel, já opera unidades de saúde da mulher equipadas para exames de mamografia, ultrassom, Papanicolau e periódicos, com destaque para a unidade de tomografia que atende no Hospital 28 de Agosto, em Manaus, utilizando um tomógrafo com 16 canais para diagnósticos em tempo real.

Outra vantagem dos atendimentos de saúde sobre rodas é a redução de custos, uma vez que por não ter um local fixo, as unidades estão isentas de taxas e impostos municipais como o IPTU, que normalmente incidem sobre clínicas tradicionais, permitindo a otimização de recursos e investimentos diretos na prestação de serviços de saúde para a população.

Preparados para uma expansão estratégica, a empresa lançou este ano o serviço ‘Athos Rental’, destinado para locação de unidades móveis para a área de saúde e também para outros segmentos como agronegócio e entretenimento.

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.