Portal Realidade

Associações de municípios são caminho para fortalecer cidades do interior

Cidades da região central de Minas colocaram de lado as disputas políticas locais para se fortalecerem e equilibrar forças na relação com o governo do Estado. O prefeito de Ouro Branco, Hélio Campos (sem partido), presidente da Associação dos Municípios do Alto Paraopeba (Amalpa), destaca ações que resultaram na implantação do Samu na região e trabalha para um consórcio municipal assumir uma fábrica de asfalto para beneficiar toda região.

“Fica em Conselheiro Lafaiete, que não consegue cuidar sozinha. E não pode desligar. Se as máquinas esfriarem pode ter prejuízos. Com várias cidades a gente consegue manter e queremos o apoio para isso”, afirma.

O prefeito destaca que as lideranças políticas do interior já entenderam a importância de trabalhar juntos e que os governos estadual e federal estão “despertando” para essa necessidade. “Conseguimos, com o consórcio de saúde, trazer o Samu e atender 53 cidades da região. Sozinhos os municípios não conseguiriam arcar com esse gasto”, destaca.

Segundo Campos, a administração estadual percebe hoje que fornecer uma máquina para uma associação de municípios pode beneficiar mais pessoas do que apoiar individualmente cada cidade. “Existe dinheiro, mas para isso é necessário ter bons projetos, ter técnicos e conhecimentos para elaborar bons projetos. A associação das prefeituras em consórcios pode fornecer essa estrutura para várias cidades ao mesmo tempo e o Estado está percebendo isso”, avalia.

O prefeito Donatinho (Patriotas), de Santa Bárbara do Tugúrio, preside a Associação dos Municípios da Microrregião da Mantiqueira (AMMA). Em setembro ele receberá, nos Estados Unidos, o prêmio “Notable Brazilian Awards” na categoria de gestores municipais em primeiro mandato e reforçou a importância do diálogo para fazer as cidades do interior avançar. “As cidades pequenas enfrentam desafios semelhantes aos dos grandes municípios, e a união é uma forma de avançar, com planejamento estratégico e colaboração”, destaca.

Na próxima sexta-feira (30), Associação Mineira de Municípios (AMM) realiza uma reunião em Congonhas, na região central, para pautar as exigências municipalistas e a necessidade das cidades se organizarem para unir forças na apresentação de demandas.

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.