Portal Realidade

Conselho Nacional de Educação discute ensino superior e técnico em Florianópolis

Florianópolis sedia nesta semana reunião itinerante do Conselho Nacional de Educação (CNE), voltada a lideranças do setor na Região Sul. Durante quatro dias, de segunda até quinta-feira, serão discutidos temas como o Plano Nacional de Educação, ensino superior, o programa Universidade Gratuita, formação técnica, infantil e educação integral.

anta Catarina conta com dois integrantes do Conselho Nacional de Educação, o secretário de Estado da Educação, Aristides Cimadon, e a presidente da Associação Catarinense das Fundações Educacionais (Acafe) e reitora da Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc), Luciane Bisognin Ceretta.

Entre as lideranças que confirmaram presença na abertura do evento, nesta segunda-feira, às 15h, no auditório do CIC, estão o governador Jorginho Mello; o presidente do Conselho Nacional de Educação, Luiz Roberto Liza Curi; a presidente da Câmara de Educação Superior do CNE, Amábile Pacios, o reitor da Universidade Federal de SC (UFSC), Irineu Manoel de Souza; e a deputada estadual Luciane Carminatti, representando o poder legislativo de SC.  

O evento terá programação em três locais: auditório do Centro Integrado de Cultura (CIC), auditório do Tribunal de Contas do Estado (TCE) e na sede da Federação das Indústrias de SC (Fiesc).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Para o presidente do CNE, é importante realizar reuniões regionais porque elas permitem estreitar laços e tornar o consenso mais acessível às demandas da sociedade em relação às políticas educacionais. Para ele, é importante que outras lideranças, além da área de educação, também participem dos debates sobre o setor.

– É um orgulho para Santa Catarina sediar a reunião do Conselho Nacional de Educação, até porque o estado possui dois membros, possui bons exemplos e se destaca a nível nacional e internacional com atividades educacionais exemplares. Convidamos todos os nossos reitores, educadores e lideranças para participar e debater os temas importantes no decorrer deste encontro – afirmou o secretário de Estado de Educação de SC, Aristides Cimadon.

Na opinião de Luciane Ceretta, é importante que integrantes do Conselho Nacional de Educação visitem outras regiões do país para compreender as demandas e necessidades específicas de cada região.

As lideranças de SC vão aproveitar para detalhar mais aos visitantes o Programa Universidade Gratuita, implantado no Estado pelo atual governo, no segundo semestre de 2023. Segundo fontes do setor, outros estados brasileiros que têm universidades comunitárias teriam interesse em adotar modelo semelhante.

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.