Portal Realidade

Críquete: a história e as regras do segundo esporte mais assistido no mundo

Leia mais em: https://super.abril.com.br/sociedade/criquete-a-historia-e-as-regras-do-segundo-esporte-mais-assistido-no-mundo

Futebol não foi a única coisa que fisgou a atenção do menino Charles Miller na Inglaterra. Nascido em 1874, em São Paulo, Miller viajou aos dez anos de idade para estudar na cidade de Southampton. Aprendeu a jogar bola, rúgbi e, de quebra, integrou o principal time do esporte que era o mais popular por lá: o críquete.

Em 1894, de volta ao Brasil, Miller apresentou o futebol aos amigos do São Paulo Athletic Club. A associação, criada seis anos antes, nasceu de engenheiros britânicos da São Paulo Railway (a primeira ferrovia paulista) para organizar jogos de… críquete.

Ou seja: o futebol e o críquete chegaram ao país pela mesma via. Mas só um deles se tornou gigante – enquanto o outro existe apenas como brincadeira de rua, o jogo de taco (também chamado de “bets” ou “tomba-lata”) .

Mas essa não é a regra lá fora. O críquete é o segundo esporte mais assistido do mundo – perde apenas para o futebol. É a principal modalidade em diversos países; em especial, na Índia, onde a Indian Premier League (IPL) atrai 700 milhões de espectadores – metade da população do país. Criada há apenas 16 anos, a IPL já é o segundo campeonato mais valioso do planeta, só atrás da NFL (a liga de futebol americano dos EUA).

Estima-se que o críquete tenha 2,5 bilhões de fãs pelo mundo. E esse número pode subir nos próximos anos, já que o Comitê Olímpico Internacional (COI) confirmou que o esporte estará nos Jogos de 2028, em Los Angeles. Vamos entender a sua história, suas regras – e a revolução pela qual ele passou nas últimas décadas.

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.