Portal Realidade

Educação em Saúde: o que é e qual a importância? Veja!

Concluiu a Graduação e agora quer se especializar em uma área para garantir melhores oportunidades de emprego ou salário? Chegou a hora de começar uma Pós na Gran Faculdade!

Se você quer iniciar a sua jornada e não sabe qual caminho seguir, nós fizemos um e-book com todo o passo a passo de como começar uma pós-graduação. No material que preparamos para você, falamos sobre:

  • O que é pós-graduação
  • Tipos de pós-graduação;
  • Como começar uma pós-graduação;
  • Sugestões de cursos que você pode seguir de acordo com sua área.

E o melhor de tudo: todo esse conteúdo é gratuito! Basta preencher o formulário abaixo que você terá acesso ao material:

O que é educação em saúde?

A educação em saúde trata-se de um conjunto de atividades voltadas para educação, capacitação e instrução da população a respeito de medidas de prevenção e combate a doenças ou situações de risco dentro da área. Ou seja, são ações que visam promover a saúde pública através da educação e informação à população.

O que significa educação em saúde?

Segundo a Biblioteca Virtual do Ministério da Saúde:

A educação em saúde é considerada um meio bastante importante para ampliação do conhecimento e práticas relacionadas aos comportamentos saudáveis dos indivíduos. 

História da educação em saúde no Brasil

A educação em saúde no Brasil surge principalmente a partir da Revolta das Vacinas, no início do século 20. Nesse período, devido a falta de conhecimento da população e de preparo dos então agentes de saúde, houve grande revolta da sociedade a aplicação de vacinas. Tudo devido a falta de conhecimento e formação para as pessoas sobre o tema.

Com isso, surge a necessidade da educação em saúde para instruir agentes e a população acerca de medidas e iniciativas para combate a doenças. Desde então o campo vem evoluindo e desenvolvendo uma série de atividades em diferentes espaços como escolas, presídios, ONGs, postos de saúde e muito mais.

Tipos de educação em saúde

Saiba mais detalhes sobre os tipos de educação em saúde:

O que é educação continuada em saúde?

Edcucação continuada em saúde diz respeito a atualizações constantes para profissionais da área. O foco é manter os agentes de saúde capacitados e sempre bem informados a novas tendências, novidades, procedimentos, medicamentos e tantos outros aspectos relacionadoa a saúde.

O que é educação permanente em saúde?

A educação permanente em saúde diz respeito a ações e formações regulares na área. Ou seja, são as capacitações básicas, operacionais e formais à respeito da saúde de modo geral. Sempre levando em conta aspectos acadêmicos, científicos e empíricos.

A educação popular em saúde é um conjunto de atividades voltadas para instrução sobre saúde pública de acordo com diferentes contextos sociais e de acordo com a realidade local. Ou seja, instrui-se a população a partir de suas necessidades específicas, de forma acessível e clara.

Educação em saúde na escola

A educação em saúde na escola consiste em atividades voltadas para informação e capacitação de estudantes sobre temas importantes para a saúde pública como vacinação, doenças infecciosas, saúde bucal e outros temas.

Diferença entre educação permanente e educação continuada em saúde

A educação permanente em saúde é aquela mais formal, enquanto a educação continuada diz respeito a atualização profissional. Ambas andam de mãos dadas, uma vez que se complementam e compõem o cotidiano dos profissionais de saúde.

Exemplos de ações educativas em saúde

Alguns exemplos de ações educativas em saúde são:

  • Distribuição de materiais educativos e informativos;
  • Campanhas de vacinação e capacitação;
  • Treinamentos, palestras e wordkshops;
  • Campanhas de conscientização;
  • Comerciais, publicidade e propaganda e muito mais!

Quais são os três principais pilares da educação em saúde?

Os 3 principais pilares da educação em saúde são:

  • Informação: o foco aqui é incentivar atividades que eduquem e informem a população no tocante a saúde;
  • Capacitação: o objetivo é instruir a população no que diz respeito a aspectos mais técnicos e de acesso a programas de saúde;
  • Engajamento: participação e envolvimento da comunidade beneficiada.

Qual a importância da educação em saúde?

Essa área tem como papel de mais importância prevenir e educar a população em aspectos básicos de saúde. Através desse campo, são desenvolvidas atividades que buscam prevenir uma série de questões relacionadas a saúde pública como um todo em diferentes campos: ações comunitárias, escolas, postos de saúde, palestras e muito mais.

Confira a série Autodesenvolvimento e Forças Pessoais com a Professora Diana Soares da Gran Faculdade. Neste episódio ela destaca a importância da saúde e bem-estar:

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.