Portal Realidade

Em meio à crise no mercado de trabalho, China bate recorde em inscrições de vestibular

Um número recorde de estudantes do ensino médio em toda a China entrou nas salas de vestibular nesta quarta-feira (7) para fazer um teste que pode decidir seu futuro — mesmo que essa perspectiva pareça cada vez mais terrível sob a sombra do desemprego generalizado entre os jovens.

Uma pontuação alta no vestibular de dois dias, chamado de gaokao, é a única maneira de entrar nas melhores universidades do país, e a maioria dos estudantes chineses tem apenas uma chance no teste cansativo, ao contrário dos estudantes brasileiros que podem prestá-los várias vezes.

Um campo lotado de quase 13 milhões de candidatos registrados ao gaokao e o espectro do crescente desemprego juvenil aumentaram a pressão para o bom desempenho.

As fotos desta semana mostraram muitos estudantes visitando templos para acender incenso e rezar por bons resultados, com alguns professores distribuindo bolinhos de arroz para dar sorte. A mídia social chinesa estava repleta de mensagens de boa sorte e encorajamento.

As autoridades deram um passo adiante, impondo várias medidas para reduzir o ruído e minimizar a interrupção dos candidatos — incluindo proibir carros de buzinar perto de alguns locais de exame e suspender operações em restaurantes próximos, informou a mídia estatal.

Eles também aumentaram a segurança contra trapaça, com algumas cidades instalando tecnologia de reconhecimento facial para detectar “substitutos” contratados para fazer o exame por outra pessoa, e reduzindo a potência de transmissão de sinal perto de locais de exame para bloquear métodos eletrônicos de irregularidades, segundo o Global Times.

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.