Portal Realidade

Escola cria ‘recreio molhado’ com banho de mangueira para amenizar o calor em Brasília

A forte onda de calor da segunda quinzena de setembro levou profissionais da educação a buscarem soluções para amenizar a sensação térmica nas escolas. Em Brasília, o caminho da Escola Classe 106 Norte foi levar a maior alegria para as crianças: um recreio molhado foi criado com banho de mangueira. Com o sucesso, pequenas piscinas foram compradas também.

Estresse térmico aumenta: 38 milhões de brasileiros passam quase um mês por ano sob calor superior ao que o corpo aguenta

— O calor excessivo acaba interferindo nas atividades, então esse tipo de medida representa a escola cumprindo sua função de pensar em estratégias para contornar os obstáculos entre os estudantes e o processo de ensino-aprendizagem — conta Laryssa Lima, professora da Escola Classe 106 Norte.

Pesquisadores da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop) mediram durante um ano a variação térmica de escolas em Minas Gerais e descobriram que os maiores problemas de falta de atenção dos alunos se davam justamente em períodos muito quentes ou muito frios.

— Situação de desconforto físico faz com que o corpo não mantenha o foco no que está sendo passado em sala de aula. Se tira o aluno da zona de bem-estar, os níveis de atenção fatalmente decaem — diz Caio Marçal, doutorando na Faculdade de Educação da USP.

Cada turma na escola de Brasília tem seu dia e horário. As crianças, claro, ficam na maior empolgação para desfrutar dos momentos refrescantes, como a escola nomeou.

— As crianças têm o cronograma na ponta da língua. Sabem exatamente os dias e horários e já vêm prontinhos para a experiência — diz a professora, na rede desde 2019.

Levantamento de O GLOBO na base de dados do Censo Escolar mostra que sete em cada dez salas de aula de unidades municipais e estaduais no país não são climatizadas, segundo o Censo Escolar de 2022. De acordo com definição do Inep, responsável pelo Censo, entende-se como salas de aula climatizadas aquelas que possuem equipamentos (ar-condicionado, aquecedor ou climatizador) em funcionamento para manter a temperatura agradável.

Calor deve voltar

O Climatempo informou na última sexta-feira que, depois da forte onda de calor da segunda quinzena de setembro, há uma grande expectativa de que as temperaturas voltem a subir muito em outubro, já que este é mês tipicamente de picos de calor no Brasil.

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.