Portal Realidade

Filas no SUS se resolvem com resolutividade

As filas são um dos principais desafios para a oferta de serviços no Sistema Único de Saúde (SUS). Um problema antigo que se agravou com a pandemia do COVID-19, que provocou o adiamento de cerca de 1 bilhão de procedimentos, segundo avaliação do Conselho Nacional dos Secretários Municipais de Saúde (CONASEMS) realizada no final de 2020.

Esse agravamento jogou uma forte luz na questão das filas, que apesar de existir há muito tempo, não tinha tido uma ação governamental à altura do desafio. A solução desse problema entrou com força no debate eleitoral de 2022 como promessa de campanha dos presidenciáveis. A redução das filas de espera no SUS foi uma das prioridades da atual gestão do Ministério da Saúde ainda nos primeiros 100 dias de governo.

O congestionamento das filas de espera é um problema herdado pelo SUS dos antigos sistemas de saúde existentes no país e que ainda não foi resolvido. Todavia, o grande problema não é a existência de filas e, sim o tempo de espera para a realização de uma demanda de saúde principalmente de consultas, exames e cirurgias. Todos enfrentamos filas para sermos vacinados durante a pandemia sem maiores reclamações, ao contrário, o SUS nunca foi tão elogiado.

As longas filas de espera não são um problema de exclusividade do sistema público de saúde. Essa é uma questão que também existe no setor privado, embora em menor dimensão. No entanto, é injusto comparar o tempo de espera dos usuários dos planos de saúde privados, que atendem 25% da população com os do SUS que atendem a 75%, para desqualificar o nosso sistema público. Até porque, proporcionalmente, os recursos financeiros e de infraestrutura disponíveis para o setor público são menores que os do setor privado.

Dito isso, é preciso reconhecer que esse problema afeta diariamente milhões de pessoas em todo o país que dependem dos serviços do SUS e precisa ser resolvido o mais rápido possível. Para isso, é preciso entender todas as dimensões desse problema, identificando suas causas e formulando propostas realmente eficientes para solucionar o represamento dos serviços de saúde país afora.

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.