Portal Realidade

Frio recorde no AC provoca filas em barracas de tacacá e gera memes

É costume do acreano sempre que uma frente fria chega ao estado: a busca por barracas de tacacá e por agasalhos nas lojas de roupa. Especialistas enfatizam que, até o momento, esse é o recorde de frio registrado no Acre esse ano. Com a queda nas temperaturas desde essa terça-feira (13), com os termômetros chegando a marcar 13 graus em Rio Branco, não foi diferente.

Filas se formaram na Praça da Revolução, no centro da capital acreana, onde o público foi em busca de alimentos para se aquecer.

E de acordo com o monitoramento do Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam), as filas em busca de tacacá devem continuar nesta quarta-feira (14), quando devem ser registradas as menores temperaturas do ano em todo o estado.

Segundo o meteorologista Alejandro Fonseca, parte da região norte do país está sob influência de uma massa polar que deve afetar as temperaturas por toda a semana.

“Estamos sob a influência de uma expressiva massa de ar polar, uma frente fria que afeta com baixas temperaturas até parte da região Norte. As chuvas no final da manhã do dia 12 foram o prenúncio da chegada da frente fria. Já na madrugada de ontem, dia 13, as temperaturas baixaram e chegaram até 15,5°C”, explica.

Ainda de acordo com Fonseca, a depender do horário, o frio por ser sentido em maior intensidade.

“Hoje às 7h as temperaturas baixaram ainda mais e atingiram 10,9°C, conforme medições feitas na estação meteorológica Ufac-INMET. O ambiente frio deve perdurar durante toda a semana”, acrescenta.

Comércio

Lojas de roupa aproveitaram para oferecer promoções de agasalhos na capital acreana — Foto: Eldérico Silva/Rede Amazônica Acre

Lojas de roupa aproveitaram para oferecer promoções de agasalhos na capital acreana — Foto: Eldérico Silva/Rede Amazônica Acre

E não foram só as barracas de tacacá que ficaram movimentadas por conta da friagem. As lojas de roupa também aproveitaram para oferecer promoções para quem pretende comprar agasalhos e outras peças de roupa para o frio nesta quarta (14).

O autônomo Edson Lucio estava em busca de itens para ele e para a esposa, e conta que decidiu se precaver caso o frio se intensifique.

“Eu sou fraco pra frio. Eu já estou congelando. Estou sofrendo. Sou vendedor ambulante, e trabalho à noite, ontem ainda trabalhei, mas hoje não aguentei. Vim comprar luva, minha esposa é professora e vai levar pra escola. Vim logo comprar, porque vai que amanhã está pior do que hoje, né?”, diz.

Para os comerciantes, é hora de aproveitar a oportunidade, e até recuperar produtos que estavam parados no estoque. É o caso da empresária Cléia Melo, que diz ter notado a correria dos clientes na busca por roupas para o frio.

“Então, até à tarde já foi meio que correria de pessoas em busca dos agasalhos, tanto as capas como as cobertas. Graças a Deus a procura está boa. A gente estava com estoque meio que parado, porque ano passado não deu frio assim. Ontem, tivemos que trazer muita coisa do depósito. Então, estamos preparados com o estoque”, afirma.

Memes

Páginas acreanas nas redes sociais compartilharam diversas postagens brincando com a queda nas temperaturas — Foto: Reprodução

E, claro, como a frente fria sempre é um evento no Acre, a internet também não deixou escapar a chegada do frio. Páginas acreanas nas redes sociais compartilharam diversas postagens brincando com a queda nas temperaturas.

Uma página publicou uma foto de uma ponte coberta de neve, afirmando ser a Ponte Metálica, em Rio Branco. Outra postagem ironizou a falta de água em diversos bairros da capital por conta de um rompimento em uma adutora da ETA II, em Rio Branco, e que coincidiu com a chegada do frio.

Memes brincaram com falta de água em alguns bairros da capital, que coincidiu com a chegada da frente fria — Foto: Reprodução

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.