Portal Realidade

Uso de armas dos EUA e do Reino Unido pela Ucrânia será considerado envolvimento com guerra, diz Rússia

O ministro da Defesa da Rússia, Sergei Shoigu, disse que seu país vai considerar o uso pela Ucrânia de armas dos Estados Unidos e do Reino Unido na Crimeia como envolvimento direto dos países no conflito. Ele alegou, segundo a agência estatal russa “Tass”, que a região ucraniana anexada pela Rússia em 2014 não faz parte da guerra.

Shoigu disse que a Ucrânia planeja ataques ao território russo, incluindo a Crimeia, com foguetes Himars e Storm Shadow, enviados a Kiev pelos EUA e Reino Unido, respectivamente.

O ministro disse que o uso desses equipamentos fora da “zona da operação militar especial” – nome oficial usado pelo Kremlin para se referir ao conflito – faria com que a Rússia respondesse com ataques a “centro decisórios” e seria considerado um envolvimento direto dos EUA e Reino Unido na guerra.

Nos últimos meses, a Ucrânia recebeu uma série de equipamentos militares de aliados ocidentais, como tanques de guerra, sistema de defesa aérea e mísseis de ataque. Há ainda a expectativa da chegada de caças F-16 para Kiev, que enviou pilotos para serem treinados no Reino Unido e outros países para operar a aeronave.

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.