Portal Realidade

Vereadores de Manaus aprovam invasão nas matas da UFAM

Contrariando a lei de preservação ambiental, o PL 582/21, de autoria do vereador Diego Afonso, foi aprovado no dia 21/06/2023 com 31 votos a favor e 4 contra. O projeto viabiliza a construção de um posto de combustíveis na área verde da Área de Proteção Ambiental (APA) Floresta Manaós, localizada nas zonas Sul e Leste da capital. que pretende ser reduzida. A empresa beneficiada, IBK Comércios e Serviços LTDA, é alvo de irregularidades em licitações e contratos de serviços, segundo o Ministério Público do Amazonas (MPAM).

Agora pasmem diante dessa informação; derrubaram árvores centenárias, expulsaram animais silvestres e estão mudando a face do local, apenas para construir um posto de gasolina.

Especialistas criticam a proposta do parlamentar, feita sem ampla participação popular e sem audiências públicas. Consequências socioambientais também são motivos de preocupação entre os opositores ao projeto.

Segundo a arquiteta e urbanista Luana Castro, pesquisadora do Laboratório Cidades na Amazônia, a degradação da APA Floresta Manaós representa risco não apenas ambiental, mas também para a vida de pessoas que moram próximo às bacias hidrográficas do Mindu e do Educandos. A área verde é responsável pela filtração da água no solo, impedindo alagamento nas outras regiões da cidade.

“A existência dessa grande área de verde urbano, que já vem perdendo área há décadas, supre não apenas demandas ambientais, mas também sociais, garantindo a reposição de água em lençóis freáticos e absorvendo água que poderia causar alagamentos ainda maiores para moradores em situação de risco na bacia do Mindu, e principalmente na bacia do Educandos”, explica.

A proposta de construção de posto de gasolina no território da APA é um agravamento, por conta do risco de contaminação das águas, que impactaria toda a extensão das bacias. Juntas, elas somam quase 160 mil quilômetros.

“Especialmente a implantação de um posto de gasolina em uma área tão sensível de duas bacias hidrológicas representa um risco ainda maior, já que uma contaminação nesta região pode impactar toda a região à jusante, ou seja, os demais rios na mesma bacia hidrográfica”, enfatiza a pesquisadora.

Tamanduá causa morte de mototaxista

Além dos fatos já apresentados, tivemos informações que com as mudanças que estão acontecendo no local, vários animais estão fugindo e ‘invadindo’ a cidade, foi o caso que aconteceu ontem (11/07), onde um Tamanduá buscando abrigo acabou causando a morte de um mototaxista, que ao tentar desviar do animal se chocou conta um ônibus e não resistiu a batida.

Ativistas lançaram uma campanha pela preservação da APA Floresta Manaós,

Para acessar, acompanhar e apoiar a causa, clique no link https://www.salveaflorestamanaos.minhamanaus.org.br

A equipe do Portal Realidade procurou a assessoria do Vereador Diego Afonso e até o final desta matéria, não obteve resposta.

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.