Portal Realidade

Anistia Internacional alerta que educação na Ucrânia está em risco

O mais recente relatório da Anistia Internacional (AI) revela como a invasão russa da Ucrânia limita seriamente o acesso à educação no país e ameaça o futuro das crianças. Segundo a investigadora da AI, Anna Wright, nos territórios ocupados pela Rússia, a intimidação e opressão são uma realidade diária para as famílias, crianças e o corpo docente.

O documento ainda aponta que as crianças ucranianas são forçadas a aprender russo e a cantar o hino da Rússia. Aquelas que se recusam enfrentam a ameaça de ser retiradas da família e enviadas para ‘reeducação em orfanatos russos’. A situação tem feito muitas famílias optar por esconder os filhos para evitar que sejam levados para instituições de ‘reeducação’, enviados para adoção na Rússia ou matriculados à força em escolas que funcionam segundo o currículo russo. Já outras famílias organizam às escondidas aulas de acordo com o currículo ucraniano, apesar de todos os riscos.

Por sua vez, os professores ucranianos estão sendo obrigados a ensinar o currículo russo. “O fim da invasão russa à Ucrânia é a única forma de ajudar o país a recuperar e de tornar o presente e o futuro das crianças ucranianas menos doloroso”, destacou Wright.

A investigadora da Anistia Internacional instou as autoridades de ocupação russa a terminar com a intimidação à população local e de coagir o corpo docente a realizar atividades educativas inapropriadas e outras práticas abusivas. “Durante a guerra ou a ocupação, todas as partes permanecem vinculadas ao direito internacional humanitário e ao respeito pelos direitos humanos. Garantir o direito das crianças ao acesso a uma educação de qualidade é um desses deveres e deve ser plenamente respeitado”, ressaltou.

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.