Como pequena cidade de SC foi parar na lista das que mais crescem no Brasil

O crescimento econômico de uma das pequenas cidades de Santa Catarina tem chamado atenção no país. Araquari, no Norte do Estado, registrou uma ampliação de 14 vezes no PIB em um período de pouco mais de 10 anos, segundo dados do IBGE. Saltou de uma economia de R$ 532 milhões para R$ 7,4 bilhões.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A cidade também alcançou, nesse período, o terceiro melhor PIB per capta do Estado, atrás apenas de Piratuba e Itajaí. É uma das economias que mais crescem no Brasil.

O “pulo do gato” foi o crescimento do setor industrial. Araquari é sede da montadora alemã BMW, da sul-coreana Hyosung, grupo belga TVH, e da multinacional Kingspan, entre outras.

Dois fatores foram fundamentais para o crescimento de Araquari: o principal deles é a localização privilegiada, junto ao principal eixo rodoviário do Sul do país, na BR-101, próximo dos dois maiores complexos portuários de Santa Catarina, na Baía da Babitonga (São Francisco do Sul e Itapoá) e no Rio Itajaí-Açu (Itajaí e Navegantes), e com acesso rápido a dois aeroportos, em Joinville e Navegantes.

Além disso, a cidade preparou um ambiente fiscal considerado bastante agressivo para disputar com outras cidades, o que inclui redução ou isenção de impostos para novas indústrias.

No mês passado, a prefeitura deu um passo além e instalou um escritório em plena Avenida Paulista, em São Paulo. O endereço é estratégico: está a poucos metros da sede da Federação das Indústrias de São Paulo, a Fiesp. A ideia é que o local possa ser usado para a prospecção de novos negócios.

Conheça algumas das indústrias de Araquari e o que elas fazem:

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.