Portal Realidade

Entenda como o críquete, novo esporte olímpico, se tornou um negócio multibilionário

Você pode não conhecer, mas o críquete é o segundo esporte mais popular do mundo. São mais de 2 bilhões de fãs concentrados principalmente em colônias britânicas, como Índia, Paquistão e Bangladesh – que, juntos, têm 20% da população do planeta.

Após décadas de valorização e consolidação dentro do cenário esportivo global, o críquete alcançou uma nova conquista nesta semana: foi aprovado pelo Comitê Olímpico Internacional (COI) e fará parte dos Jogos Olímpicos a partir da edição de Los Angeles em 2028.

A ascensão do críquete na Índia e no mundo

O momento decisivo para o críquete se tornar um negócio multibilionário foi a fundação da Indian Premier League (IPL), em 2008. Com cerimônias glamorosas, equipes repletas de estrelas e audiência massiva, a liga indiana revolucionou ao unir esporte, entretenimento e negócios.

Com modelo de negócios similar às ligas norte-americanas, a IPL é um torneio de curta duração, sendo disputada anualmente entre abril e maio. Ainda assim, se tornou um sucesso comercial e inspirou a criação de ligas de críquete em outros países, como a Big Bash League (BBL) na Austrália e a Pakistan Super League (PSL).

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.