Portal Realidade

Novo epicentro do desmatamento: cidade do AM com maior área devastada tem grilagem, agropecuária e expectativa por rodovia

Com grande extensão territorial, Lábrea, no sul do Amazonas, que tem apenas 47 mil pessoas, é quase toda floresta. A mistura de pouca gente e quase nenhuma fiscalização faz da cidade um motor do desmatamento no Amazonas. Em pouco tempo, o estado, que sempre teve uma das áreas mais preservadas da Floresta Amazônica, pode superar o Pará, historicamente o mais vulnerável a criminosos que desmatam para extração de madeira, grilagem e conversão de terras em pastagens.

Os sinais de que as quadrilhas avançaram sobre a Amazônia, em 2022, são uma das principais conclusões do Relatório Anual de Desmatamento (RAD) do MapBiomas lançado ontem. Os números mostram que Lábrea assumiu o primeiro lugar do ranking de cidades com maior área desmatada no Brasil, superando pela primeira vez o município de Altamira (PA).

O resultado reforça que a tríplice fronteira entre Amazonas, Acre e Rondônia, chamada Amacro, se consolida como a principal frente de desmatamento nacional. O estudo analisou 76.193 alertas do ano passado de diferentes sistemas de monitoramento, como a plataforma do Instituto Nacional de Pesquisa Espacial (Inpe) e outros bancos de ONGs e universidades.

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.