Portal Realidade

Padilha nega que Ministério da Saúde faça parte de ‘cota partidária’

O ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, negou nesta segunda-feira (19) que o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), tenha reivindicado indicar o titular do Ministério da Saúde. E disse que, para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a pasta não está na cota a ser distribuída entre os partidos aliados desde a transição do governo.

A fala de Padilha ocorre em meio a rumores de que Lira vinha pedindo o lugar de Nísia Trindade, titular da Saúde, e também após queixas de parlamentares de que a ministra não é afeita a receber políticos.

“Quero ser justo com o presidente Arthur Lira da Câmara. Eu tenho ouvido muitos comentários, imprensa, pedidos, boatos, de que o presidente Arthur Lira teria pedido para ocupar o Ministério da Saúde. Em nenhum momento o presidente Arthur Lira pediu nem para o presidente Lula nem para mim qualquer ministério”, disse.

“O presidente Lula, em nenhum momento, desde a montagem do seu governo, da escolha de seu governo, colocou o Ministério da Saúde como cota partidária de qualquer partido. Sobretudo depois da pandemia, ele colocou que iria indicar para o ministério um quadro da Saúde.”

As falas em torno da Saúde ocorre em um momento em que o Palácio do Planalto é cobrado a melhorar a articulação política com o Congresso. Partidos estão cobrando liberação de recursos e nomeação de cargos. Na Esplanada, até o momento, a troca prevista é no Turismo, em razão da pressão do União Brasil pelo lugar de Daniela Carneiro, que é filiada ao partido, mas pediu desfiliação e deve migrar para o Republicanos.

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.