Portal Realidade

Problemas que afetam educação do Paraná estão no radar de painel da ONU sobre professores(as)

Defasagem salarial e o agravamento das condições de autonomia e de trabalho dos professores(as) estão na pauta do mais novo painel global lançado pela Organização das Nações Unidas (ONU). O Painel de Alto Nível sobre a Profissão Docente também vai abordar a preocupação com a digitalização do ambiente de aprendizado, entre outros fatores que têm tornado o trabalho de ensino cada vez mais desafiador.

A descrição dos seis eixos prioritários do Painel indica que situações como as enfrentadas pelos(as) docentes da rede estadual, e pautadas pela luta da categoria organizada pela APP-Sindicato, fazem parte dos problemas que serão objeto de análise e formulação de recomendações aos governos.

É o caso do déficit no pagamento da data-base, do adoecimento, da plataformização, da precarização do ensino, terceirizações, ataques à gestão democrática  e da perda de autonomia do(a) professor(a), processos que têm sido acentuados no Paraná pelo governo Ratinho Jr.

Segundo a ONU, o Painel vai produzir um conjunto de recomendações baseadas em evidências para promover melhores condições de trabalho aos(às) docentes. A intenção é garantir que todo(a) aluno(a) tenha um(a) professor(a) qualificado(a) e bem remunerado, para proporcionar um sistema educacional transformador.

A iniciativa reunirá especialistas de ministérios da educação e do trabalho, professores(as), estudantes, representantes de sindicatos de professores(as), bem como representantes da sociedade civil, do setor privado e da academia. O relatório final está previsto para ser entregue até o final de novembro.

Conquista

A criação do Painel foi comemorada pelos(as) participantes do 9º Congresso Mundial da Internacional da Educação (IE), realizado de 11 a 13 de julho de 2023, com a participação da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) e mais de 190 organizações educacionais do mundo inteiro. Para a presidenta da IE, Susan Hopgood, trata-se de uma conquista de alta relevância para a classe. 

“Os professores lideram um diálogo global sobre a educação. E a mensagem que vamos passar nesse painel é que eles devem ser apoiados, valorizados e bem remunerados; com carga e condições de trabalho que promovam o bem-estar mental e físico e salários negociados de forma competitiva”, afirma.

Na Mensagem para o Dia Mundial das Competências da Juventude, divulgada no domingo (15), ao falar sobre a criação do Painel Docente, o secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, destacou a importância de aumentar drasticamente o investimento para que os(as) professores(as) possam oferecer oportunidades de aprendizagem inclusivas e flexíveis aos(às) jovens.

“Devemos garantir que os professores adquiram a formação e as oportunidades de desenvolvimento profissional que necessitam, à medida que ajudam os jovens a fazer a transição da escola para o local de trabalho”, diz o texto.

Eixos

As discussões vão abranger educadores(as) desde a primeira infância até o ensino superior. Confira abaixo seis eixos estabelecidos pelo Painel para o futuro da profissão docente.

  • Qualidade – papel transformador, padrões, dados, qualificações, desenvolvimento de professores(as), bem como aprendizagem (aprendizagem e desenvolvimento profissional), avaliação, responsabilidade, desenvolvimento de carreira, liderança, agência e profissionalismo;
  • Equidade, diversidade e inclusão – composição, identidade, redes, comunidade, responsabilidade local, não discriminação e igualdade de gênero;
  • Humanidade – bem-estar, qualidade de vida, direitos humanos, compromisso, propósito moral, paixão, status e reconhecimento, confiança, voz e empoderamento, e aprender a ser e viver juntos;
  • Sustentabilidade – planejamento de longo prazo, sistemas eficazes, sucessão geracional, autonomia coletiva e diversidade;
  • Dignidade – termos e condições de emprego e condições de trabalho, salários, diálogo social incluindo negociação coletiva, direitos trabalhistas e liberdade acadêmica (autonomia profissional);
  • Inovação e liderança – compromisso com mudanças transformadoras, ampliação de microinovações, ferramentas tecnológicas, pesquisa liderada por professores(as) e centros de desenvolvimento.

Além de orientar gestores, o documento final do Painel servirá como contribuição para alcançar a meta 4 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, de subsídio para preparação da Cúpula do Futuro de 2024 e para acompanhamento das propostas da Cúpula da Educação Transformadora, realizada em setembro de 2022.

Com informações da CNTE.

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.