Portal Realidade

Bia de Lima homenageia trabalhadores da Educação de Goiás com certificado do mérito legislativo Paulo Freire

A deputada Bia de Lima (PT) promoveu na manhã desta segunda-feira, 30, uma Sessão Solene Extraordinária em comemoração ao Dia dos Professores e dos servidores públicos, celebrados em 15 e 28 de outubro, respectivamente. Na ocasião, 757 trabalhadores, entre docentes e servidores administrativos da educação goiana receberam o certificado do Mérito Legislativo Paulo Freire, em reconhecimento aos expressivos serviços prestados à Educação de Goiás, com compromisso profissional, envolvimento na luta por valorização e efetivas boas práticas no exercício da profissão. O evento foi um dos maiores já realizados pela Assembleia Legislativo de Goiás (Alego).

Diante de um auditório repleto de profissionais da Educação, Bia de Lima falou sobre sua trajetória profissional, do orgulho que sente em ser professora, reforçou suas lutas e falou sobre a importância, não só do reconhecimento destes trabalhadores, mas a relevância de valorizá-los.

A deputada contou que começou a dar aulas aos 17 anos e atuou em todos os níveis e modalidades. “Comecei aos 17 anos, dei aula no magistério e cheguei a lecionar até o ensino superior. Hoje, estou à frente do SINTEGO para continuar a luta e seguir na busca por avanços para a categoria, pois é isso que me move. Nos últimos anos, fomos arrasados com a perda de direitos históricos que nos foram retirados, a cobrança de valores absurdos como os 14.25% dos aposentados, o achatamento da nossa carreira, mas eu sou convicta da nossa força. Vou continuar defendendo, atuando firme em prol de todos os que trabalham pela Educação do nosso Estado”, ressaltou Bia de Lima.

Além da parlamentar, compuseram a mesa da solenidade, a deputada federal Adriana Accorsi (PT); a secretária-geral do SINTEGO, Ludmylla Morais; a diretora do CMEI Criança Feliz de Jataí (GO), Solange Freitas; o professor e diretor do CEPI Lyceu de Goiânia, Ricardo Marques; o servidor administrativo de Aparecida de Goiânia, Alaídes Joaquim Porfíro e o presidente da Central Única dos Trabalhadores de Goiás (CUT-GO), Flávio Silva.

Educação como destaque

Em sua participação, Adriana Accorsi falou sobre a alegria e a honra de fazer parte de um momento histórico. “Estou muito honrada e feliz em fazer parte desse momento histórico. A maior, mais justa e mais bonita homenagem que já participei na Alego. Me sinto representada por ter você [Bia] aqui. Uma mulher corajosa, atuante e incansável. Eu nunca esqueci a minha primeira professora, que me ensinou a gostar do conhecimento, que me fez acreditar no meu sonho. São os profissionais da Educação nas escolas que nos fazem ser o que somos. Se sou delegada hoje, foi por causa dos meus professores que me deram a realização do meu sonho. É a educação o caminho para o desenvolvimento de uma nação melhor”, afirmou ela.

O professor Ricardo Marques, que falou em nome dos colegas de profissão, parabenizou a iniciativa. “Que festa linda. Estou aqui com uma responsabilidade grande, mas quero reforçar que eu acredito nessa luta. A gente não está comemorando o dia do professor apenas, porque não é o professor que faz a educação da escola, sem os administrativos nós não temos como colocar o trabalho no eixo. Quem cria o ambiente da escola são todos os educadores. Temos que continuar trabalhando contra as intolerâncias, contra uma formatação de personalidades, e sim por uma construção de qualidade e formação humana. Espero que Goiás, tenha uma outra história, insistindo na coragem de resistir a políticas públicas que tentam nos calar. Reconheço os profissionais e não são as metodologias mirabolantes que fazem a educação do nosso estado”, afirmou ele.

Representando os servidores administrativos, o agente educacional Alaídes Porfiro se emocionou com a homenagem. “Parabéns para os guerreiros administrativos. Me sinto honrado e realizado por ter ao meu lado essa pessoa que fez com que eu me espelhasse na sua luta e na sua conduta. Você, Bia de Lima, tem a minha admiração e meu respeito. Estar ao lado de vocês vale a pena. Quero agradecer as pessoas que fizeram parte para que eu estivesse aqui. Eu me coloquei à disposição para fazer a luta no sindicato e, neste momento, parabenizo e homenageio os nossos companheiros do sindicato. Em 1993, quando eu fiz o concurso para a Educação, a minha prova foi correr carregando 25 kg e eu tinha apenas o 2° ano primário, mas posso dizer que a Educação me mudou.  Valeu a pena fazer parte disso”, disse ele. O trabalhador, que faz 75 anos no ano que vem, lembrou ainda, que gostaria de “ganhar de presente o plano de carreira dos administrativos”, antes de sua aposentadoria.

Já a diretora do CMEI Criança Feliz de Jataí, Solange Freitas, relatou sobre a influência que recebeu de Bia de Lima. “Eu fui alfabetizada pela Bia, aluna dela na graduação, influenciada e inspirada por ela a ser professora e, agora, estamos aqui juntas. Ela me ofereceu uma educação libertadora, que foi diferencial da minha vida. Uma criança oprimida que se tornou professora para dar continuidade ao legado dela”, afirmou a docente.

Em nome do SINTEGO, a secretária-geral da entidade, Ludmylla Morais falou sobre a potência do momento. “Sempre que visitamos uma instituição, falamos que quando a educação se empoderar desse lugar de poder, governo nenhum mexe com a gente. Só nós sabemos quantas vezes fomos retirados da Alego e você aqui, Bia, representa cada um e cada uma de nós. Trabalhamos muito para chegarmos aqui, esse mandato é nosso e o recado está dado, não mexam conosco. Estamos com os nossos olhos aqui dentro e toda data será comemorada nesta casa e conosco dentro dela”, reforçou.

Por fim, o professor de Agronomia da Universidade Federal de Goiás (UFG) e presidente da CUT-GO, Flávio Silva, explanou sobre a importância da vigilância da defesa da Educaçao. “Muitos parlamentares quando se candidatam, eles falam sempre de defender a educação, mas só para ganhar o voto, depois votam contra a educação. A gente tem que se atentar na hora de votar, Goiás elege pessoas abomináveis e isso é muito triste. Ataques são feitos diariamente contra a educação, mas todo os dias nos ameaçam, tentam retirar recursos, não há negociação. Temos que ficar atentos. Estamos na luta pela construção de um novo plano nacional da educação e vamos trabalhar por isso, principalmente, para que seja cumprido”, pontuou.

Solidariedade

Também durante a solenidade, os componentes da mesa manifestaram solidariedade a deputada Bia de Lima, em relação aos ataques e à violência política de gênero que vem sofrendo do também parlamentar Amauri Ribeiro (UB).

A deputada federal Adriana Accorsi reiterou seu apoio e a exigência por respeito. “Quero trazer aqui a nossa solidariedade, você não está sozinha. Não pode uma casa de leis como esta ter desrespeito com uma colega, uma mestra, educadora que fez tanta diferença na vida das pessoas”, destacou.

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.